SEÇÕES

DRCI realiza operação para prender envolvidos com o 'Baleia Azul'

Pedreiro de 23 anos é preso em Nova Iguaçu e confessa aliciamento

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pedreiro Matheus Moura da Silva, 23 anos, foi preso em casa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, durante a operação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) realizada na manhã desta terça-feira para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra os envolvidos no jogo macabro Baleia Azul, que tenta induzir virtualmente crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 15 anos, ao suicídio por meio de 50 desafios.

A delegada titular da DRCI, Daniela Terra disse que Matheus Moura da Silva confessou ser um dos curadores do jogo no Brasil e ter aliciado 30 pessoas. "Os agentes conseguiram se infiltrar em comunidades e identificar alguns desses curadores. Pelo menos 15 vítimas vieram procurar a DRCI e as investigações começaram no início do ano", contou Daniela.

Entre as vítimas da Baleia Azul está uma criança de 9 anos e uma adolescente que desenhou o símbolo do jogo no púbis. Segundo a delegada, a faixa etária das vítimas é de 8 a 15 anos."Os pais têm que avaliar a necessidade de uma criança de 8 anos ficar numa rede social", questionou a delegada.

Na casa de Matheus a polícia apreendeu computador e celulares. As investigações mostraram que o suspeito criava comunidades para atrair as vítimas com nomes como 'Você está triste?' e criava testes a que os adolescente eram submetidos assim que entravam no jogo.

Segundo a delegada, muitas vítimas procuraram a DRCI, mas ainda não se sabe quantas eram ligadas a Matheus. Além de confessar o aliciamento de menores, Matheus disse que queria ganhar o posto de "curador" — como são chamados os aliciadores da Baleia Azul — e que há cinco "curadores" agindo no Rio de Janeiro. "Vamos analisar o material apreendido em todos os estados, pois podem surgir novas vítimas e curadores", disse a titular da DRCI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos