Em “afronta” ao papa, procissão desvia rota para homenagear um mafioso

O bispo de uma pequena diocese no sul da Itália suspendeu por tempo indeterminado todas as procissões religiosas locais

Procissão desviou-se de seu curso natural até a casa de mafioso detido em prisão domiciliar | Reprodução/internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na procissão pela cidade de Oppido Mamertina, em 2 de julho, o grupo que seguia a estátua da Virgem Maria incluía o prefeito local, padres e policiais. Mas a massa popular desviou-se de seu curso e foi à casa de Giuseppe Mazzagatti, 82, condenado por assassinatos e por sua associação à Máfia.

Ao menos dois policiais abandonaram a procissão e fizeram uma queixa oficial, e o Ministério do Interior descreveu o episódio como "deplorável".

Procissões religiosas são comuns em pequenas cidades italianas durante o verão - às vezes com apoio financeiro de mafiosos. As homenagens a esses líderes também são comuns, algo que frequentemente é criticado por autoridades católicas.

Oppido Mamertina é um bastião da máfia calabresa, a "Ndrangheta, uma das organizações criminosas mais poderosas da Itália, ao lado da Cosa Nostra e da Camorra. A polícia afirmou que está investigando possível conluio entre líderes da procissão e Mazzagatti, a partir de imagens da procissão.

Papa

Correspondentes da BBC dizem que a máfia historicamente se beneficiou de laços com a Igreja Católica, e padres faziam vista grossa a seus crimes. Mas o caso em Oppido Mamertina ocorre apenas duas semanas após o papa Francisco ter feito críticas públicas à máfia "Ndrangheta, excomungando-a e chamando-a de "adoradora do mal" em uma missa no mês passado.

O episódio é visto, por isso, como um ato de afronta ao papa.

O bispo local Francesco Milito lamentou o fato de os padres presentes não terem tido a coragem de abandonar a procissão em questão (como fizeram os policiais) quando ficou claro que ela se dirigiria à casa de Mazzagatti.

Quanto à suspensão das procissões, Milito afirmou se tratar de "um gesto de cautela, um convite à reflexão e ao silêncio de que precisamos agora. É um ato de amor à nossa igreja".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES