No último Ângelus, papa Bento XVI diz que "vai continuar servindo a Igreja"

No último Ângelus, papa Bento XVI diz que "vai continuar servindo a Igreja"

Milhares de pessoas comparecem à praça de São Pedro.

O Papa Bento XVI realizou neste domingo (24) seu último Ângelus, em que ofereceu sua bênção aos fiéis.

"O senhor me chama para subir o monte para me dedicar a oração. Vou continuar servindo a Igreja, com o mesmo amor", afirmou o Papa.

Em mensagem lida antes da oração do Ângelus, Bento XVI refletiu sobre um trecho do Evangelho e disse que continuará a servir a Igreja "com o mesmo amor, mas de modo adequado às minhas forças e à minha idade".



Milhares de pessoas comparecem à praça de São Pedro para a Hora do Ângelus. De acordo com a Santa Sé, quase 200 mil pessoas estiveram presentes durante audiência dominical, na qual Bento XVI rezou o Ângelus na janela de seus aposentos no Palácio Pontifício, no Vaticano.

No final, o Papa se despediu em português. "Obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade aos que estão me acompanhando nesses dias."

As autoridades de Roma usaram um sistema especial de vigilância na praça e mobilizaram 100 mil policiais.

Na quarta-feira (27), o pontífice realizará a última audiência geral que, na ocasião, acontecerá na Praça de São Pedro. No dia 28, o último de seu pontificado, Bento XVI receberá às 11h na Sala Clementina do palácio apostólico os cardeais para uma despedida.

Bento XVI partirá em seguida de helicóptero para Castengandolfo, a 30 km de Roma. Às 20h (16h de Brasília), sua renúncia ao papado se tornará efetiva.

Proximidade espiritual

No sábado (23), o papa prometeu aos cardeais uma maior "proximidade espiritual" de sua parte após concretizar sua renúncia histórica, prevista para o próximo dia 28, e fez uma advertência sobre os "males deste mundo, o sofrimento e a corrupção".

De acordo com a agência de notícias "Ansa", Bento XVI agradeceu ainda aos cardeais pelos últimos oito anos de papado, dizendo que eles acompanharam o ?peso do ministério papal? com ?habilidade, afeto, amor e fé?. ?Permanece em mim esta gratidão?, disse o pontífice.

Ele também mencionou a importância da Palavra de Deus para Igreja e fez uma observação sobre os males que, segundo ele, ?são uma criação suja que sempre querem contradizer Deus e embaralhar sua verdade e sua beleza?.

Ainda no sábado, o líder da Igreja Católica se encontrou com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. De acordo com a "Ansa", Bento XVI disse que irá rezar pela Itália e agradeceu a visita do presidente, acompanhado de sua mulher.

Fonte: G1