Eleitores da Sibéria chegam a nado para votar, durante inverno

Eleitores da Sibéria chegam a nado para votar, durante inverno

Entusiastas da natação de inverno levaram o título eleitoral nas mãos.

Em pleno inverno, eleitores da Sibéria acostumados a nadar nas águas geladas do norte da Rússia chegaram a nado à seção eleitoral. Os moradores da cidade siberiana de Novosibirsk, que registrou temperaturas de 9 graus negativos neste domingo (4), levaram o título eleitoral na mão e nem após chegar ao local de votação optaram por se agasalhar. A população russa elege neste domingo o próximo presidente do país. O franco favorito para o cargo é o atual primeiro-ministro, Vladimir Putin.

Depois de dois mandados de quatro anos como presidente, em 2000 e 2004, Putin conseguiu eleger o atual presidente e aliado, Dimitri Medvedev? como no Brasil, a lei eleitoral não permite um terceiro mandato consecutivo. Tornou-se então primeiro-ministro, mas a percepção geral é de que continuou sendo o político mais poderoso do país.

Oposição

Mesmo em meio a acusações de fraude nas eleições parlamentares do ano passado e protestos sem precedentes desde que chegou ao poder, Putin deve conquistar um terceiro mandato como presidente nas eleições presidenciais deste domingo.

As pesquisas apontam que o primeiro-ministro pode conquistar o cargo ainda no primeiro turno, com cerca de 60% dos votos. Se confirmado, o ex-agente da KGB (polícia secreta russa) terá completado quase 12 anos de predomínio na política local.

Fonte: g1, www.g1.com.br