Empresa diz que captura metade do petróleo

Empresa diz que captura metade do petróleo

Jornal americano relata confusão logo após acidente

A empresa British Petroleum (BP) informou neste domingo (6) que recaptura cerca de metade do petróleo que vaza no golfo do México.

O jornal americano Miami Herald publicou que a BP diz capturar 255 mil galões de petróleo no primeiro dia completo de operações da nova estratégia. No entanto, entre 504 mil a 798 mil galões são expelidos todos os dias no mar do golfo do México e especialistas afirmam que o número pode ser maior ainda.

Apesar dos sinais positivos, a companhia vem sofrendo duras críticas na imprensa americana. O jornal The New York Times informou neste domingo que, logo após a explosão na plataforma Deepwater Horizon, que provocou 11 mortes e o vazamento, as autoridades chamaram os responsáveis pela instalação para conversas.

Falta de informações sobre procedimentos e a quem realmente consultar deram a tônica das reuniões, ocorridas em um hotel.

Atualmente o vazamento de petróleo atinge ao menos três Estados americanos: Lousiana, Alabama e Florida. ONGs e grupos de defesa do ambiente correm contra o tempo para salvar animais, principalmente pássaros, que ficaram sem comida, ou na tentativa de caçar, morrem exaustos com o acúmulo de petróleo no corpo que dificulta sua movimentação.

Fonte: R7, www.r7.com