Empresa recria rua dos anos 50 para pacientes vítimas de Alzheimer

Empresa recria rua dos anos 50 para pacientes vítimas de Alzheimer

Meta é fazer com que as pessoas recordem momentos de sua história. Volta ao passado inclui pub, café, quitandas, anúncios e jornais antigos

Uma empresa britânica que administra duas clínicas para 80 idosos resolveu recriar um ambiente típico dos anos 1950 para reativar a memória de pacientes com Alzheimer, doença degenerativa que causa perda das lembranças ? principalmente as mais recentes.As informações são do site do jornal "Daily Mail".

A rua fica na vila de Winterbourne, condado de Gloucestershire, e é chamada de "Memory Lane" (Travessa da Memória, em inglês). O objetivo do local é fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis e sejam capazes de recordar momentos de sua história.

A volta ao passado inclui um pub, um café, quitandas, anúncios publicitários, jornais, revistas e livros antigos. Arquitetos estudaram imagens da época para capturar corretamente o design de lojas e bares.

O material foi doado por depósitos de sucata, lojas de caridade e sites de leilão. Entre os objetos, estão uma cabine telefônica e uma caixa de correio dos anos 1950.

Os pacientes também podem escolher bolos frescos em uma doceria, ou tomar cerveja, chá ou café no pub White Hart.

Estudos têm demonstrado que falar sobre o passado beneficia a memória. Uma pesquisa feita em 2009 pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que indivíduos com demência que conversavam com colegas sobre os anos de guerra melhoravam a capacidade da memória em até 12%.

Fonte: G1