Equipe com três astronautas volta para Terra em segurança após cinco meses no espaço sideral

Equipe com três astronautas volta para Terra em segurança após cinco meses no espaço sideral

Pouso da cápsula espacial Soyuz foi em Dzhezkazgan, no Cazaquistão

Os integrantes da Expedição 35 da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) retornaram em segurança à Terra na noite desta segunda-feira (13), horário de Brasília, informou a agência France Presse.

O pouso da cápsula espacial Soyuz aconteceu perto da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 22h31 (horário de Brasília). A aterrissagem foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, segundo a agência de notícias EFE.

Entre os astronautas que retornaram está o canadense Chris Hadfield, que comandou a missão.



Hadfield ficou conhecido como "astronauta pop" por seus vídeos, em que fazia exibições musicais e explicava como é a rotina na estação espacial. No último vídeo a bordo da nave Soyuz, Hadfield cantou a música "Space Oddity", de David Bowie, o que já é considerado o primeiro videoclipe feito no espaço. Outro hobby do canadense é a fotografia, que rendia belas imagens da Terra.

O cosmonauta russo Roman Romanenko e o astronauta americano Tom Marshburn também retornaram a bordo da cápsula.

Ao todo, os três passaram 146 dias no espaço, sendo 144 deles na estação, informou a AFP. O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o pouso nas estepes do Cazaquistão, durou cerca de três horas e meia.

O último ato de Hadfield como comandante da estação foi monitorar a caminhada espacial feita por Marshburn e por Chris Cassidy.

Os dois engenheiros passaram cinco horas e meia do lado de fora da ISS consertando um vazamento de amônia do sistema de refrigeração da estação.

No domingo, Hadfield passou o comando da missão para o russo Pavel Vinogradov. Ele comandará a equipe que conta com Cassidy e com o russo Alexander Misurkin.

No fim do mês, mais três astronautas devem se juntar à Expedição 36: Karen Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano.

Fonte: G1