Estado americano de Washington aprova casamento homossexual

A expectativa é que ela seja promulgada nos próximos dias pela governadora, que se manifestou a seu favor, informaram autoridades

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara de Representantes do estado de Washington, no oeste dos EUA, votou nesta quarta-feira (8) uma lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A expectativa é que ela seja promulgada nos próximos dias pela governadora, que se manifestou a seu favor, informaram autoridades.

A governadora Christine Gregoire tem cinco dias para assinar a lei, o que pode transformar Washington no sétimo estado dos Estados Unidos a autorizar o casamento homossexual.

"A lei foi votada por 55 votos a favor e 43 contra", afirmou à AFP um funcionário do escritório de informação da Câmara dos Representantes em Olympia, a capital do estado, no sudoeste de Seattle.

A governadora "tem cinco dias para assinar o texto, depois de tê-lo recebido", completou o funcionário, que não quis ser identificado. "Podemos calcular que receberá o texto em alguns dias", afirmou.

Gregoire afirmou no mês passado que era a favor da lei e que a aprovaria se fosse aprovada pelos parlamentares. O Senado estadual já a adotou na semana passada.

A promulgação da lei tornará Washington no sétimo estado dos Estados Unidos a autorizar o casamento homossexual, depois de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Nova York, além da capital federal, Washington.

O voto ocorre um dia depois de a corte federal de apelações de São Francisco derrubar a "Proposição 8", que retirou dos homossexuais da Califórnia o direito de se casar, o que tinha sido possível brevemente em 2008.

No entanto, o caso californiano ainda está pendente de uma possível apelação diante da Suprema Corte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES