EUA garante redução em emissão de gases

Enviado para Assuntos de Mudanças Climáticas assegura compromisso

Os Estados Unidos asseguraram nesta segunda-feira (2) o compromisso assumido em 2009 de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, após uma nova legislação para combater a mudança climática ter sido reprovada pelo Senado norte-americano.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o enviado especial para Assuntos de Mudanças Climáticas do governo dos EUA, Todd Stern, assegurou o compromisso feito no ano passado durante encontro das Nações Unidas, pelo qual o país se comprometeu a cortar emissões em 17% até 2020 na comparação com os níveis verificados em 2005.

Outra opção é diminuir o lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera em 3% até o final da próxima década, utilizando como base o nível das emissões em 1990.

"Nós não vamos fugir àquilo que acertamos no ano passado," afirmou Stern.

O comentário vem após o Senado diminuir os esforços para incluir medidas de redução do despejo de gases de efeito estufa na atmosfera no projeto de lei voltado à regulação do setor energético dos EUA. Agora, terá foco maior na reforma do sistema de regras para perfuração de poços de petróleo na costa norte-americana.

Fonte: g1, www.g1.com.br