EUA investigam bancos por falhas contra lavagem de dinheiro

Erros teriam permitido ações financeiras de narcotraficantes e terroristas

Vários bancos dos Estados Unidos, entre eles JPMorgan e Bank of America, estão sendo investigados pelas autoridades americanas por falhas que teriam permitido a lavagem de dinheiro utilizado por narcotraficantes e terroristas, revela a imprensa local neste sábado (15).

"As autoridades federais e locais investigam alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos por falhas na vigilância de transferências de dinheiro líquido (...), o que pode ter permitido a traficantes de drogas e terroristas lavar dinheiro", destaca o jornal "The New York Times" baseado em fontes anônimas.

Segundo o jornal, pode se tratar de uma das "ações mais importantes contra a lavagem de dinheiro" empreendidas pelo governo americano em décadas.

As autoridades estão "a ponto" de empreender medidas legais contra JPMorgan e revisam as atividades realizadas no passado por outras grandes entidades, como Bank of America, destaca o "The New York Times".

Em meados de agosto, o banco britânico Standard Chartered aceitou pagar uma multa de 340 milhões de dólares ao estado de Nova York para suspender uma ação legal envolvendo ajuda a clientes iranianos para evitar sanções impostas pelos Estados Unidos.

Fonte: G1