Falha é percebida 12 segundos antes de três aviões colidirem

Aeronave que pousaria em Washington tinha mesma rota que outras duas. Erro foi percebido cerca de 12 segundos antes de colisão, diz jornal

Uma falha cometida por controladores de voo quase causou um acidente aéreo envolvendo três aviões nesta terça-feira (31) perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos, segundo o jornal ?The Washington Post?.

Dois aviões tiveram sua decolagem autorizada na mesma rota utilizada por outra aeronave que pousaria no aeroporto. O erro foi percebido 12 segundos antes de uma possível colisão. A FAA, entidade que concentra o controle aéreo dos Estados Unidos, investiga o caso.

Segundo o jornal, as três aeronaves eram operadas pela companhia aérea US Airways. No total, elas levavam 192 passageiros e tripulantes. Todos os chegaram a seus destinos sem problemas.

O incidente aconteceu por volta das 14h (horário local). O tempo estava ruim na região do aeroporto, e uma falha de comunicação entre os controladores fez com que não fosse dada a separação necessária entre as rotas dos aviões.

Com isso, o voo que seguia para o aeroporto teve seu pouso autorizado e seguia na mesma direção de dois aviões que haviam acabado de decolar. A torre de controle percebeu o erro e mudou a rota das aeronaves cerca de 12 segundos antes do impacto ? previsão feita de acordo com a velocidade que ambos seguiam e a distância entre eles.

O piloto do voo que pousaria no aeroporto foi alertado e realizou uma manobra abrupta em direção ao sul para evitar os outros dois aviões.

A FAA disse que irá tomar as medidas apropriadas a respeito da falha de comunicação que levou ao incidente.

Fonte: G1