Fotógrafo captura "apagão" em Nova York após o "Sandy"; foto

Ao menos 900 mil pessoas estavam sem luz na cidade desde sábado (3)

Um fotógrafo registrou o momento em que a cidade de Nova York, nos EUA, sofreu um "apagão" por conta passagem da supertempestade Sandy.


Fotógrafo captura

A imagem, que mostra boa parte da Ilha de Manhattan no escuro, foi clicada em um vôo pelo fotógrafo holandês Iwan Baan e escolhida como capa da próxima edição da revista "New York Magazine", que será publicada nesta semana, segundo o jornal britânico "Daily Mail".

Um artigo dos editores da "New York Magazine", publicado no site da revista, justifica a escolha da imagem para a capa como a opção mais correta por complementar as reportagens da publicação sobre o "apagão". "Foi a escolha mais clara, pela maneira com que se encaixou com a história maior que tentamos contar aqui sobre uma poderosa cidade que se rende à falta de eletricidade", afirma o artigo da "New York Magazine".

O centro de Manhattan voltou a ter eletricidade, mas cerca de 900 mil nova-iorquinos continuavam sem luz, neste sábado (3), dias após a cidade ter sido atingida pela supertempestade. Isso ocorre com a temperatura caindo a zero grau à noite.

Pessoas dançaram nas ruas quando a luz voltou, na madrugada deste sábado, após viverem quatro noites na mais absoluta escuridão, e com a vida paralisada durante o dia pela falta de eletricidade.

O principal fornecedor local de energia, Con Edison, informou que, às 7h de sábado (9h de Brasília), faltava energia em apenas 5,8 mil lares da ilha de Manhattan. No entanto, em outras áreas de Nova York, quase um milhão de pessoas pessoas ainda não estavam abastecidas, disse o governador do estado, Andrew Cuomo, no sábado (3), advertindo às companhias elétricas que terão que responder às autoridades por demoras posteriores.

A onda de frio na cidade de Nova York - com temperaturas previstas para cair na faixa de 2º C no início da próxima semana - está levantando preocupações de que os moradores das áreas atingidas pela supertempestade em Nova York, Nova Jersey ou Connecticut poderiam ficar sem aquecimento à medida que se recuperam de uma das piores tempestades da história dos EUA.

Fonte: G1