Furacão Irma chega ao litoral de Cuba e núcleo desvia de Miami

Mais de 20 pessoas já morreram durante passagem pelo Caribe

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

rastro de destruição em sua passagem pelo Caribe. A informação foi divulgada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). 

Ao tocar na terrra na ilha cubana o furacão perdeu força e foi novamente rebaixado para a categoria 4, perdendo 20% de sua força, que ainda é muito forte. 

Neste sábado (09), as autoridades americanas informaram que, ao passar por Cuba, o furacão mudou de direção e seu núcleo não mais atingirá a cidade de Miami e sim Naples, cidade costeira também localizada no estado da Flórida. As demais áreas do estado serão afetadas por tempestades e devem sofrer com inundações. 

O gigantesco furacão atingiu o arquipélago de Camagüey, a 190 km de Caibarién, às 3h da madrugada. A cidade cubana fica a apenas 485 km de Miami. Os ventos chegaram a mais de 260 km/h, o que o coloca na categoria 5, a mais violenta da chamada escala de Saffir-Simpson, que mede a força desse tipo de fenômeno. Os primeiros efeitos do Irma já foram sentidos na manhã desta sexta-feira, em Baracoa, a cidade mais antiga de Cuba, onde o mar chegou a invadir o centro da cidade.

A chegada do Irma provocou o deslocamento mais de um milhão de pessoas, principalmente nas províncias de Holguín, Tunas, Camagüey, Sancti Spíritus e Granma, segundo dados da Defesa Civil. Nas zonas turísticas da costa norte, mais de 10.000 turistas estrangeiros e outros milhares de cubanos foram evacuados para locais seguros, de acordo com o Ministério do Turismo.

O momento mais perigoso para Cuba, segundo o general Ramón Pardo Guerra, chefe da Defesa Civil, será na tarde de sábado, quando Irma virar para o norte, em direção à península da Flórida. Esse será o momento em que o furacão estará mais perto da costa cubana e com menor velocidade de deslocamento, de modo que seus efeitos serão mais devastadores.

Evacuação em massa

Na Flórida, onde meteorologistas alertam que a tempestade pode elevar em até oito metros os níveis normais do mar, mais de meio milhão de pessoas serão evacuadas provocando um êxodo em massa que é dificultado por engarrafamentos e falta de combustível.

Nesta sexta-feira, Miami Beach estava deserta e as vitrines das lojas, vedadas com tapumes. Carros de polícia circulavam pelas vias costeiras de West Palm Beach, repetindo a mensagem: "Atenção, atenção, esta é uma zona de evacuação obrigatória. Por favor, saiam".

Na vizinha Geórgia, o governador Nathan Deal também determinou a evacuação da cidade de Savannah, com uma população de cerca de 150 mil pessoas, e de outras zonas costeiras. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, com base em Miami, Irma deve atingir as ilhas Florida Keys na noite de sábado, antes de avançar pelo continente.

José e Katia

José, outro furacão que está sobre o Atlântico e deve ter uma trajetória parecida com a de Irma, foi elevado à categoria 4 nesta sexta-feira e estava com ventos de 240 km/h às 17 horas (horário de Brasília), momento em que se posicionava a 540 km das Ilhas Leeward, no Caribe. Ilhas já atingidas pelo Irma mantém estados de alerta e emergência por uma possível passagem de José, também com grande potencial de destruição.

Já o furacão Katia, que está sobre o Golfo do México, a 195 km de Tampico e a 200 km de Veracruz, no México, é um fenômeno de categoria 2 e oferece riscos menores, apesar dos ventos de 165 km/h. A previsão é de que o fenômeno chegue em terra na noite de sábado, para depois se enfraquecer e se tornar uma tempestade tropical.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES