SEÇÕES

Furacão Irma é o mais poderoso já registrado no Oceano Atlântico

A tempestade tem ventos de 297 quilômetros por hora

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Furacão Irma é o maior já registrado na história do Oceano Atlântico, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Elevada para categoria 5, a máxima da escala, a tempestade tem ventos de 297 quilômetros por hora ao se aproximar das Antilhas, no nordeste do Caribe.

Para especialistas, a força do Irma é resultado da incomum subida de temperatura de parte do Atlântico. De acordo com o meteorologista Jared McWilliams, da companhia americana World Weather, o Irma tem potencial de causar sérios danos em Cuba, na Flórida e nas Bahamas. “É necessário observar de perto a situação”, afirmou.

A trajetória de Irma ainda é incerta, mas, segundo várias projeções, passará pelo Haiti, pela República Dominicana e por Cuba, e deve chegar ao estado americano da Flórida no sábado. Alertas e advertências de furacão estavam em vigor em partes das Ilhas de Sotavento, nas Ilhas Virgens Britânicas e Americanas.

A Flórida e o território americano de Porto Rico declararam estado de emergência. As autoridades porto-riquenhas ativaram a Guarda Nacional e prepararam 456 abrigos de emergência para acolher até 62.100 pessoas.

EVACUAÇÃO

Autoridades de Key West, na Flórida, e das ilhas turísticas de São Bartolomeu e São Martinho emitiram ordens de evacuação nesta terça-feira. A previsão é que os destinos populares de férias serão especialmente atingidos. O ministro da Defesa holandês disse que soldados chegaram na parte holandesa de São Martinho na segunda-feira e dois navios, incluindo um equipado com um helicóptero, estavam preparados para ajudar.

Os turistas em Key West devem começar a sair da ilha ao nascer do sol de quarta-feira, e uma ordem para os residentes em breve será emitida. “Estamos enfaticamente dizendo às pessoas que elas devem abandonar o local, não podem se dar ao luxo de permanecer em uma ilha com um furacão de categoria 5 vindo em sua direção”, disse o diretor do centro de operações de emergência do condado de Monroe, Martin Senterfitt.

Na ilha, longas filas de pessoas que correram para obter baterias, água engarrafada, mantimentos e combustível lotavam as ruas, enquanto muitos cortavam árvores ao redor de suas casas e procuravam amarrar objetos e selar suas janelas. Em um supermercado lotado em Miami Beach já era difícil encontrar alguns itens básicos, como água. Prateleiras inteiras ficaram vazias.

Irma pode atrapalhar viagens para Caribe e EUA

O furacão Irma, que chegou ao Caribe nesta quarta-feira (6), pode atrapalhar os planos de brasileiros com viagens marcadas para os Estados Unidos e ilhas caribenhas. A tempestade, que é considerada uma da mais fortes no Atlântico em um século, pode atingir o estado americano da Flórida no sábado (9).

Embora ainda não tenha cancelado ou reprogramado voos, a Latam oferece a alteração da data da viagem sem multa ou diferença tarifária para que passageiros com destino a Punta Cana (República Dominicana), Havana (Cuba), Miami e Orlando entre os dias 5 e 11 de setembro.

A oferta vale para até 15 dias depois da data original da viagem. Também é possível alterar a rota do voo sem a incidência de multa, mas com diferenças de tarifas. O reembolso dos bilhetes, segundo a Tam, só será feito de acordo com as regras vigentes no momento da compra.

A Azul afirma que a companhia monitora a intensidade e o deslocamento do Irma. Os clientes com viagem marcada para Orlando ou Fort Lauderdale entre sexta (8) e domingo (10) podem remarcar suas passagens sem custo, segundo a companhia.

A American Airlines afirmou que, neste momento, os voos saindo do Brasil para a Flórida e que tenham aeroportos brasileiros como destino final estão mantidos, mas pede que os clientes acompanhem os comunicados no site da companhia.

A British Airways cancelou alguns voos para Caribe, principalmente para o aeroporto de Antígua, que teve parte as operações suspensas. Os passageiros foram orientados a fazer uma nova reserva com as companhias parceiras Caribbean Airlines ou com a American Airlines, segundo o site do jornal britânico "Express".

A companhia que opera os Cruzeiros Disney anunciou cancelamentos e alterações de roteiros - inclusive antecipação de retorno - em caso de viagens que já tenham começado.

O cruzeiro Disney Fantasy, com saída prevista para o dia 9, e o Disney Dream, que zarparia nos dias 8 e 11 de setembro, foram cancelados. Segundo a Disney Cruises, os passageiros serão automaticamente reembolsados e poderão agendar uma nova viagem com 25% de desconto até o dia 18 de outubro.

"Nada é mais importante para nós do que proporcionar uma experiência segura para nossos hóspedes e tripulantes. Continuaremos monitorando de perto o furacão Irma e divulgaremos novas informações se necessário", afirma a companhia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos