Helicóptero mais rápido do mundo entra em fase final de produção

O primeiro voo da aeronave está programado para o final de 2017

A tradicional fabricante norte-americana Bell Helicopter está construindo em sua fábrica em Fort Worth um primeiro exemplo dos helicópteros do futuro. A empresa está na fase final de montagem do primeiro protótipo do V-280 “Valor”, desenvolvido para ser o helicóptero mais rápido do mundo. O primeiro voo da aeronave está programado para o final de 2017.

O projeto do V-280 foi apresentado em 2013 e o exército dos Estados Unidos comprou a ideia. O modelo é proposto como substituto dos UH-60 Blackhawk, hoje o principal helicóptero de transporte tático das forças armadas americanas e ainda um dos mais eficientes em operação.

A fuselagem está em estágio avançado de desenvolvimento e os pontos de fixação para os rotores basculantes já foram montados. E essa será justamente o principal componente do V-280, e também o mais complexo.

O projeto da Bell é terceira geração das chamadas aeronaves de rotores basculantes. O modelo mais famoso desse gênero é o Boeing V-22 “Osprey”, da Marinha dos EUA. Esse equipamento combina a versatilidade de operações verticais de um helicóptero com a capacidade e velocidade de um avião. Para isso, basta mudar a posição dos rotores.

A mudança no modo de voo exige desses “aviões-helicópteros” pequenas asas para sustentação, e também para mais velocidade. De acordo dado preliminares da Bell, o V-280 poderá alcançar a velocidade máxima de até 580 km/h. Já o alcance, segundo o fabricante, poderá superar a marca dos 3.800 km. O aparelho ainda terá espaço para transportar 14 soldados ou levar até 4.500 kg de cargas presas em suportes externos da aeronave.

Image title

Image title

Image title

Fonte: Com informações da UOL