HGV realiza mutirões de cirurgias em Teresina no sábado (22)

Confira quais são as áreas das cirurgias.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (22), dois mutirões cirúrgicos nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, com previsão de beneficiar 27 pessoas com cirurgias de catarata senil e 19 crianças com procedimentos de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia. Mais de 470 pessoas já foram beneficiadas pelos mutirões do HGV em diferentes áreas médicas, em 2017.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, diz que o objetivo dos mutirões é agilizar o atendimento de pacientes em diversas especialidades. “As ações, que contam com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), têm reduzido o tempo médio de espera por procedimentos que, na rede pública, somente são feitos pelo HGV e que apresentam grande  demanda”, explica a gestora.

Na especialidade de oftalmologia, todas as cirurgias programadas são para tratamento da catarata senil, que é o embaçamento da parte do olho chamada cristalino. O único tratamento é o cirúrgico, onde o cristalino é substituído por uma lente. Nesse procedimento, não há necessidade de internação do paciente.

O coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia do HGV, Bernardo Cunha Filho, esclarece que os mutirões servem para reduzir a fila de crianças que precisam de cirurgia nessa especialidade. "A maioria apresenta quadro de transtorno respiratório, observado, principalmente, durante o sono por meio do ronco, acompanhado de episódios de apneia. Nosso esforço é para dar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas”, enfatizou o médico.

Hemodinâmica

Nesta sexta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, o Serviço de Hemodinâmica programou duas embolizações de aneurisma cerebral, procedimento que somente o HGV faz na rede pública de saúde do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES