EUA: Homem treina para recorde mundial saltando a 21.000 metros

O skydiving é uma modalidade de esporte em que uma pessoa salta de grandes altitudes e faz manobras no ar.

O aventureiro austríaco que pretende bater o recorde de altura em salto de skydiving fez na quinta-feira um salto de prática, pulando de uma altura de mais de 21.000 metros. O desafio inicial de Felix Baumgartner foi apenas para se preparar para o grande salto de 37.000 metros, marcado para o verão deste ano no Hemisfério Norte.


Homem treina para recorde mundial saltando a 21.000 metros

Homem treina para recorde mundial saltando a 21.000 metros

Homem treina para recorde mundial saltando a 21.000 metros

O skydiving é uma modalidade de esporte em que uma pessoa salta de grandes altitudes e faz manobras no ar, antes de abrir um pára-quedas. O salto de quinta foi feito sobre o Novo México, nos Estados Unidos, no primeiro voo tripulado do balão Red Bull Stratos.

Durante o salto, qualquer falha na roupa, que mantém uma pressão especial, pode fazer com que o sangue se vaporize, provocando risco de morte.

A temperatura externa chega a 70 graus negativos. Ao saltar, segundo informações da Red Bull Stratos (projeto que combina patrocinador e cientistas em torno do propósito de Baumgartner), o austríaco teria atingido a velocidade de 585,7 km/h.

O recorde atual segue sem ser batido desde 1960, quando Joe Kittinger saltou de uma altura de 31.400 metros. O militar ficou em queda livre por 4,5 minutos e atingiu a incrível velocidade de 988 km/h. A velocidade do som é de pouco mais de 1.200 km/h.

Segundo as medições, a temperatura durante o salto de Kittinger também chegou a 70 graus negativos. Ele abriu o paraquedas a uma altura de 5.500 metros.

Fonte: G1