Idosos sobrevivem a incêndio após se esconderem em caixa d'água

Fogo se alastra pela região central de Portugal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Doze pessoas conseguiram sobreviver de maneira inusitada ao grave incêndio que atinge, desde o último sábado (19), uma floresta em Pedrógão Grande, na região central de Portugal.

O grupo de moradores da aldeia de Nodeirinho – uma das localidades afetadas pelas chamas – sobreviveu ao incêndio passando a noite de sábado para domingo dentro de uma caixa d'água.

No total, foram sete horas aguardando socorro dentro do tanque. "Se não fosse por isso, nós teríamos todos morrido", disse um dos sobreviventes à BBC .

De acordo com o jornal português Correio da Manhã , a ideia de enfrentar o incêndio dentro da caixa d'água partiu da moradora Maria do Céu Silva, que hoje é saudada como heroína, por ter incentivado a medida a seus vizinhos, salvando doze vidas.

Sem disposição para correr

Em meio ao desespero causado pelo fogo, Maria estava tentando salvar sua mãe, uma mulher de 95 anos que só consegue se mover com a ajuda de um andador.

Como a idosa não conseguia subir em uma caminhonete que a família tinha arranjado para fugir do fogo, o jeito foi abrigá-la na caixa d'água da residência, onde Maria e seu marido também passaram a noite.

"Meu marido disse para colocá-la na caminhonete, mas ela não conseguia entrar sozinha, e me disse: 'deixe-me morrer aqui", contou Maria. "Com a ajuda do meu filho, conseguimos pegá-la e levá-la para a caixa d'água".

Seu pai, um homem de 81 anos, também foi abrigado na caixa d'água, junto a outros vizinhos idosos, que não conseguiam correr das chamas.

“A temperatura estava tão alta do lado de fora do tanque, que logo começou a nos queimar os braços", relata a heroína.

"Íamos então pondo água para cima de uns e de outros, para cima dos carros. Tentamos ligar para os bombeiros, mas ninguém nos socorreu”, descreve a moradora da aldeia de Nodeirinho ao jornal português Sapo .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES