Incêndio nos EUA deixa um morto e destrói 53 casas

Incêndio nos EUA deixa um morto e destrói 53 casas

Fogo após explosão atingiu mais de 100 casas em San Bruno.

Uma explosão na noite de quinta-feira (9) na cidade de San Bruno, no subúrbio sul de San Francisco, na Califórnia (EUA), incendiou dezenas de casas e matou ao menos uma pessoa, informou o corpo de bombeiros.

O fogo atingiu 120 residências, destruindo 53, segundo um balanço das autoridades. As labaredas chegaram a 100 metros de altura.

O número de feridos não é preciso, e varia nas agências de notícias entre 20 e 30 pessoas. Encaminhadas para hospitais da região, a maior parte dos feridos está com problemas causados pela inalação de fumaça.



Ainda não há a confirmação oficial sobre as causas do acidente. Embora a causa mais provável, de acordo com os bombeiros, tenha sido a explosão de um gasoduto de gás natural, a companhia Pacific Gas and Electric não confirmou explosão na sua rede de distribuição.

Dennis Haag, chefe dos bomberos do airro de San Bruno, que fica próximo ao Aeroporto Internacional de San Francisco, disse que a corporação fará uma varredura na região atingida pela explosão e pelo fogo, à procura de vítimas e pistas que indiquem as causas do incêndio.

As autoridades ainda não descartaram a possibilidade de o fogo ter começado em um posto de gasolina. Após a explosão, as chamas atingiram inicialmente uma colina, e, pouco tempo depois, chegaram às casas próximas.

Vento e muita madeira na construção das casas

Os moradores do bairro fugiram ou foram abrigados em um shopping da cidade. Duas características da região contribuíram para que o fogo se alastre rapidamente: os fortes ventos e o uso de madeira como base da construção de todas as casas.

Cerca de 100 bombeiros ainda trabalharam no local. Quatro aviões e dois helicópteros auxiliaram no combate ao fogo, que atingiu alguns quarteirões do bairro.

O incidente aconteceu por volta das 18h locais (22h em Brasília), e produziu uma coluna de fogo de quase 100 metros de altura. A explosão foi sentida a vários quilômetros de distância. Muitos moradores imaginaram que poderia ser um grande terremoto ou a queda de um avião.

Fonte: g1, www.g1.com.br