Indiano resolve enigma proposto por Newton há mais de 300 anos

Indiano resolve enigma proposto por Newton há mais de 300 anos

Shouryya Ray descobriu como calcular exatamente o caminho de um projétil sob efeito da gravidade e sujeito à resistência do ar

Um garoto indiano de 16 anos que mora na Alemanha se tornou a primeira pessoa a solucionar um problema matemático proposto por Isaac Newton há mais de 300 anos. Durante um projeto da escola, Shouryya Ray descobriu como calcular exatamente o caminho de um projétil sob efeito da gravidade e sujeito à resistência do ar. As informações foram publicadas no Herald Sun .

"Quando me explicaram que esse problema não tinha solução, eu pensei: bem, não há mal em tentar", conta Shouryya.

Newton havia proposto o problema sobre o movimento de projéteis no século XVII. Até agora, os matemáticos só tinham sido capazes de dar soluções parciais. O adolescente recebeu um prêmio e foi considerado um gênio pelos veículos de comunicação da Alemanha.

O garoto se mudou para a Alemanha aos 12 anos, quando o pai, engenheiro, conseguiu emprego em uma escola técnica. A paixão pela matemática, aliás, foi despertada pelo pai, Subhashis, que ensinou-lhe cálculo aos seis anos de idade.

"Ele nunca tinha discutido esse projeto comigo, só depois de concluído. A matemática que ele usou está muito além do meu alcance", contou o pai.

Fonte: Terra