Após 18 anos, ingleses são declarados culpados por racismo

Caso comoveu o Reino Unido e apontou “racismo institucional” da polícia

Foto não datada divulgada pela Justiça do Reino Unido mostra Gary Dobson (esq) e David Norris | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois homens brancos foram declarados culpados nesta terça-feira (3) pelo assassinato de um adolescente negro há mais de 18 anos. O caso, que comoveu o Reino Unido, fez com que medidas fossem tomadas contra o que um relatório independente chamou de "racismo institucional" da polícia.

Um júri popular considerou culpados Gary Dobson, 36 anos, e David Norris, 35 anos, pelo assassinato de Stephen Lawrence, em seu terceiro dia de deliberações no Old Bailey, o tribunal criminal central de Londres.

Stephen Lawrence, um brilhante estudante de arquitetura, negro e de 18 anos, foi esfaqueado por um grupo de cinco jovens brancos quando esperava por um ônibus junto de seu melhor amigo em uma parada em Eltham, sudeste de Londres, na noite de 22 de abril 1993.

O caso causou comoção no Reino Unido. O inquérito policial, denunciado como tendencioso, fez com que o governo britânico ordenasse uma investigação independente em 1997.

Em um relatório publicado dois anos mais tarde, o comitê de investigação denunciou o "racismo institucional" da polícia e recomendou medidas que levaram a mudanças importantes na forma como os crimes potencialmente racistas são investigados no país.

Dobson e Norris, julgados desde o dia 14 de novembro à luz de novas evidências forenses, serão sentenciado na quarta-feira e podem ser condenados à prisão perpétua.

Oficiais da Scotland Yard já anunciaram que vão continuar com a investigação para encontrar os outros membros da gangue que atacou Lawrence.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES