Irmão de vítima joga sapato contra autor de massacre na Noruega

O incidente foi acompanhado pelos aplausos do público e provocou a suspensão da audiência.

O irmão de uma das vítimas da matança do ano passado na Noruega lançou nesta sexta-feira um sapato em direção a Anders Behring Breivik, autor confesso do crime, gritando "Você é um assassino, vá para o inferno", comprovou um jornalista da AFP.



O incidente foi acompanhado pelos aplausos do público e provocou a suspensão da audiência desta sexta-feira, 17º dia de julgamento.

O irmão de uma das 69 pessoas que Breivik matou no dia 22 de julho de 2011, um homem de origem estrangeira, foi rapidamente controlado pelos serviços de segurança, e conduzido ao exterior da sala, enquanto seguia gritando em inglês "Vá para o inferno!".

Trata-se do primeiro incidente sério que ocorre desde o início do processo, no dia 16 de abril, contra o ultradireitista, autor de dois ataques que deixaram 77 mortos no total: 69 por disparos na ilha de Utoeya e oito em um atentado anterior com explosivos em frente à sede do governo norueguês em Oslo.

O sapato lançado não chegou a tocar Breivik, mas atingiu sua advogada, Vibeke Hein Baera, sentada entre o acusado e o público.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br