Jornal paralisa distribuição por foto falsa de Chávez entubado

Jornal paralisa distribuição por foto falsa de Chávez entubado

"El País" afirma que não conseguiu verificar o local e a data da imagem

O jornal espanhol "El País" decidiu paralisar a distribuição da edição desta quinta-feira (24) por conta de uma foto que mostrava um homem entubado após operação, em uma cama de hospital, e que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera de cirurgia contra o câncer em Havana, Cuba.

O jornal também retirou a imagem falsa da sua edição digital, onde, segundo afirma em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.

saiba mais

Leia mais notícias sobre a Venezuela

No texto que acompanhava a foto, o "El País" informava que não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local e a data da imagem, fornecida pela agência Gtres Online.

Após constatar que a foto oferecida não era do presidente venezuelano, o jornal espanhol "paralisou a distribuição de sua edição impressa e começou a enviar uma nova edição aos pontos de venda", diz nota publicada na versão online do jornal.

Segundo a conta no Twitter do ministro da Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, a foto é proveniente do vídeo de uma cirurgia de outra pessoa (um paciente com acromegalia, uma doença hormonal), tirada do site de compartilhamento de vídeos YouTube.

A foto, comentou Villegas em outro tweet, é "tão grotesca quanto falsa".

Chávez se encontra hospitalizado em Cuba desde 11 de dezembro, quando foi submetido a uma intervenção cirúrgica por conta de um câncer "cujas características o governo venezuelano não quis precisar", diz o jornal.


Jornal espanhol paralisa distribuição por foto falsa de Chávez entubado

Fonte: G1