Justiça realiza mutirão para emissão de documentos para detentos

O mutirão foi realizado na Penitenciária Irmão Guido em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça realizou, nessa quinta-feira (30), um mutirão para emissão de carteiras de identidade para reeducandos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. A ação faz parte do projeto Registrar, voltado à emissão de documentos a pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário do Piauí.

Em desenvolvimento desde 2015, o projeto Registrar emite documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. A ação é contínua, ocorrendo de acordo com demandas identificadas pela equipe de assistentes sociais da Secretaria de Justiça (Sejus) nas penitenciárias do Estado.

A emissão dos documentos acontece por meio de parcerias com as Secretarias de Segurança Pública e do Trabalho e Empreededorismo, Tribunal Eleitoral, Ministério do Trabalho e Cartórios do Piauí. O objetivo é regularizar a documentação básica das pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário, para que elas possam ter acesso a programas de educação, profissionalização, atenção à saúde e ressocialização enquanto permanecem nas penitenciárias.

A falta de documentação civil básica atrapalha a garantia de direitos constitucionais e acesso a programas sociais. “Há internos que chegam ao sistema prisional com os documentos queimados, molhados, perdidos, sem ter identificação alguma. Se eles adoecem, a documentação é necessária para realizar o tratamento. Eles também precisam de documentos para participar dos cursos profissionalizantes que são oferecidos nas penitenciárias do Estado. Temos, ainda, situações em que o preso possui o alvará de soltura e não consegue sair do sistema por falta de documento”, explica a coordenadora de Serviço Social em Prisões da Sejus, Suzana Marreiros.

Marreiros destaca que os documentos são essenciais para a garantia de direitos e exercício pleno da cidadania. “Nós sabemos que todos nós só somos cidadãos se tivermos documento. O objetivo desse projeto é justamente isso, fazer com que os internos sejam cidadãos”, completa.

Mais de mil detentos foram atendidos pelo Registrar

Dados da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça apontam que 1.002 pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Piauí receberam documentos através do projeto Registrar, no período de dezembro de 2015 a maio de 2016.

Todas os penitenciárias de Teresina, Esperantina e Parnaíba foram contempladas com o projeto. Em 2017, a meta é executar o programa, também, nas demais unidades do interior do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES