Ladrão que estrangulou bebê recém nascido é condenado à morte na China

No último dia 4 de março, Zhou roubou um veículo 4x4 estacionado no canteiro de uma estrada em Changchun


Ladrão que estrangulou bebê é condenado à morte na China

Um homem que assassinou um bebê no último mês de março na China, ao encontrá-lo no banco de trás do veículo que tinha acabado de roubar, foi condenado à morte nesta terça-feira (28) pela justiça, uma decisão que põe ponto final em um caso que comoveu o país asiático, informou a imprensa oficial.

Segundo a sentença do Tribunal Intermédio de Chancghun, repassada pela agência Xinhua, o assassino, identificado como Zhou Xijun, de 48 anos, também foi sentenciado a cinco anos de prisão pelo roubo do veículo e, além disso, obrigado a pagar US$ 2,7 mil (mais de R$ 5.000) à família do bebê, que se chamava Xu Haibo.

No último dia 4 de março, Zhou roubou um veículo 4x4 estacionado no canteiro de uma estrada em Changchun, capital da Província de Jilin, na fronteira com a Coreia do Norte, sem perceber que dentro do veículo havia um bebê, enquanto o pai da criança se encontrava em uma loja próxima.

Em plena fuga, Zhou encontrou a criança e a estrangulou antes de enterrá-la na neve, enquanto a polícia de Changchun lançava uma intensa busca pelo bebê desaparecido, a qual despertou a solidariedade imediata de muitos cidadãos chineses.

Milhões de internautas no país tentaram colaborar com a busca publicando nas redes sociais informações de testemunhas sobre a identidade do ladrão, enquanto a confirmação da morte da mesma foi homenageada com uma vigília. Um dia depois, o criminoso se entregou às autoridades e confessou o assassinato.

O fato foi muito comentado no país, especialmente nas redes sociais chinesas, onde os internautas condenaram o crime e também a atitude do pai, que deixou o bebê sozinho.

Em sua defesa, o pai da criança assinalou que deixou o automóvel ligado para que a calefação do interior permanecesse ativa e a criança não passasse frio, já que a cidade de Changchun registra até 30 graus abaixo de zero no inverno.

Fonte: r7