Londres apresenta a tocha desenhada para Jogos de 2012

Peça tem 8.000 buracos, simbolizando número de pessoas em revezamento

A tocha que percorrerá a Grã-Bretanha pelas mãos de 8.000 corredores até o estádio da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 27 de julho de 2012, foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira. Pintada de dourado, a tocha, feita de alumínio, tem 80 centímetros de altura, 800 gramas de peso e 8.000 buracos - que simbolizam o número de pessoas que farão o revezamento nas 8.000 milhas (12.874 quilômetros) de todo o percurso da chama até o destino final, o Estádio Olímpico, inaugurando oficialmente os Jogos Olímpicos de 2012.



O desenho triangular também guarda simbolismos. Cada um dos ângulos representa os três Jogos Olímpicos organizados pela cidade, a primeira a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes: nos anos de 1908, 1948 e 2012. Os designers responsáveis pela criação são Edward Barber e Jay Osgerby. A tocha começa o revezamento em 19 de maio de 2012, por Land"s End, no extremo sudoeste do país, e viajará até as ilhas Hébridas, no norte da Escócia, em seu percurso.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Sebastian Coe, destacou na apresentação da tocha olímpica que o revezamento da chama é um dos grandes símbolos das Olimpíadas. "As comunidades de todo o país estão envolvidas indicando nomes para carregar a tocha. Estou entusiasmado pelo fato de oferecermos a eles uma peça tão bonita", disse. "Um elemento central do desenho são os círculos, uma representação das histórias de conquistas pessoais e contribuições em suas comunidades locais de cada um dos portadores da tocha."

Em média, 110 pessoas por dia participarão dos revezamentos, até a esperada chegada a Londres. O Comitê Organizador explicou que organizou os revezamentos de forma a permitir que 95% da população do país fique a no máximo uma hora de viagem de qualquer um dos pontos pelos quais passará algum dos participantes do revezamento com a chama. O desejo do Comitê é também que metade dos mensageiros tenha entre 12 e 24 anos, e os demais incluam pessoas que contribuíram de maneira especial à melhoria de sua comunidade.

Os designers são conhecidos internacionalmente principalmente por sua inovadora linha de móveis e decidiram apresentar-se ao concurso organizado pelo Comitê Organizador com o desejo de "criar um ícone para os Jogos". Em comunicado, a dupla Barber e Osgerby afirmou: "Queríamos participar ativamente desde julho de 2005, quando Londres ganhou a candidatura. Trabalhamos para desenvolver uma tocha que refletisse a paixão de Londres pelos Jogos Olímpicos, e mostrasse o melhor das tecnologias da produção e a excelência industrial do país. Trata-se de uma tocha de nosso tempo".

Fonte: Veja