Mais Médicos: Cuba aumenta salários de médicos em até 200%

Medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo governo cubano

O governo de Cuba anunciou nesta sexta-feira aumentos que variam de 100% a 200% nos salários dos profissionais da área médica que atuam tanto na ilha como fora do país. De acordo com a imprensa oficial cubana, os salários atingirão 440 mil profissionais, incluindo o 11,4 mil médicos cubanos que atuam no Brasil no programa Mais Médicos. Atualmente, o país possui 50 mil médicos trabalhando no exterior. As informações são da agência Ansa.

​A ilha cubana é o país com o maio número de médicos por habitantes, sendo 6,7 profissionais para cada mil habitantes. E o setor de serviços médicos é a principal fonte de receitas, sendo que o governo local estima que isso gere cerca de US$ 8,2 bilhões para o país - o que equivale a 40% das exportações da ilha.

Os aumentos nos salários dos médicos e enfermeiros é resultado de um programa de modernização da economia da ilha, implantado por Raúl Castro. O governo divulgou em nota que "o resultado da reorganização do setor, entre os anos de 2010 e 2013, o número de trabalhadores foi reduzido em 109 mil cargos, o que amparou o governo a dar esse aumento".

Fonte: Terra, www.terra.com.br