Marca registrada de Paris, Torre Eiffel completa 125 anos nesta segunda (31)

Marca registrada de Paris, Torre Eiffel completa 125 anos nesta segunda (31)

Um dos monumentos mais copiados do mundo faz 125 anos nesta segunda-feira

O que Tóquio, Las Vegas, Hangzhou e Tegucigalpa têm em comum? Todas estas cidades possuem uma réplica (mais ou menos parecida com a original) da Torre Eiffel, a marca registrada da cidade de Paris que se tornou símbolo da cidade turística há 125 anos.

Construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, a Torre foi pensada para a data do centenário da Revolução Francesa. Ela foi considerada uma estrutura revolucionária para a época.

A Torre Eiffel levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales em 31 de março de 1889 que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

O monumento de ferro é provavelmente o mais copiado no mundo, mesmo não se sabendo quantas existem. Muitas ficaram bastante famosas, como a cópia em Tóquio ou em Las Vegas.

O preço do sucesso

Nunca houve restrições de direitos autorais sobre a estrutura original, inaugurada em 1889. Desde os vendedores ambulantes que vendem bugigangas ao pé da torre original até megalomaníacos promotores imobiliários - qualquer um é livre para copiar a torre.

Mas, o nome de "Torre Eiffel" é uma marca registrada. Quem quiser, por exemplo, nomear um perfume ou um restaurante depois que a estrutura deve pagar royalties ? e a quantia depende do tamanho do empreendimento.

Da mesma forma, a iluminação dourada deslumbrante da torre, projetada pelo engenheiro Pierre Bideau e inaugurada na véspera de Ano Novo de 1985, é visto um trabalho intelectual - e assim a reprodução não é permitida.

Fonte: Terra