Material radioativo é localizado a 3 mil km do litoral de Fukushima

Material radioativo é localizado a 3 mil km do litoral de Fukushima

Além disso, segundo o estudo, a contaminação radioativa encontrada no fundo do mar poderia começar a se movimentar

Um grupo de pesquisadores localizou material radioativo a 3.200 quilômetros do litoral do Japão procedente da usina nuclear de Fukushima, que em 2011 foi atingida por um tsunami gerado por um terremoto, informou nesta quarta-feira (19) a agência "Kyodo".

Para elaborar o estudo, a equipe de cientistas do governo japonês e do Instituto de Pesquisa Marinha da Universidade de Tóquio recolheu amostras em cerca de 300 pontos do oceano Pacífico de abril de 2011 a junho deste ano.

As amostras mostraram a presença de até 10 becquerels de césio radioativo por tonelada de água marinha a 2.200 quilômetros do litoral, um índice entre cinco e dez vezes maior que o registrado antes do acidente nuclear.

Além disso, segundo o estudo, a contaminação radioativa encontrada no fundo do mar poderia começar a se movimentar em direção ao sul devido às correntes marítimas, após ter começado a afundar no início deste ano.

A pesquisa destacou que a quantidade de poluição radioativa na superfície foi diminuindo desde o acidente, embora tenham sido detectados cerca de nove becquerels por tonelada de água numa profundidade entre 300 e 400 metros e a uma distância de 2.000 quilômetros do litoral.

Fonte: UOL