Sangue de São Genaro volta a se liquefazer em Nápoles,diz cardeal

Milhares de fiéis acompanharam suposto milagre no sul da Itália. Para cientista, composto fica naturalmente líquido ao ser mexido.

O cardeal Crescenzio Sepe mostra ampola com o que seria o sangue de São Genaro nesta quarta-feira (19) na cidade italiana de Nápoles | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sangue de São Genano, padroeiro de Nápoles, voltou a se liquefazer misteriosamente nesta quarta-feira (19) na catedral da cidade do sul da Itália, onde milhares de fiéis estavam presentes para assistir ao suposto milagre.

O cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe, mostrou o que seria o sangue de São Genaro, em duas pequenas ampolas. O anúncio da liquefação do sangue, interpretado como um sinal positivo para a cidade, foi saudado pelos aplausos dos crentes.

O "milagre" costuma acontecer três vezes ao ano: 19 setembro, dia de São Genaro, decapitado no ano 305, no primeiro final de semana de maio e em 16 de dezembro, data do aniversário da erupção do vulcão Vesúvio em 1631, que se acalmou com as orações dos fieis de São Genaro.

A liquefação do sangue do santo napolitano suscita dúvidas e polêmicas no mundo científico.

"Trata-se simplesmente de um composto químico feito a base de ferro, preparado na Idade Média, e que se mantém sólido se não for mexido e assume estado líquido quando agitado", explicou a conhecida astrofísica italiana Margarita Hack há alguns anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES