Mineiros são os verdadeiros heróis, dizem socorristas

Mineiros são os verdadeiros heróis, dizem socorristas

O bombeiro Pedro Riveros enfatizou que o Corpo de Chañaral é o único que conta com a área de resgate mineiro subterrâneo.

A equipe de socorristas que coordenou a operação de resgate dos 33 mineiros soterrados por 70 dias na mina San José, em Copiapó, elogiou nesta quinta-feira a postura dos trabalhadores. Manuel González Pavez, socorrista da Codelco, o primeiro a descer no local onde estavam os mineiros e o último a subir à superfície na cápsula Fénix II, disse que, "na realidade, os verdadeiros heróis são os mineiros que suportaram tantos dias em condições extremas".

"Foi uma experiência maravilhosa poder trabalhar, com todo este grupo de companheiros, para que eles pudessem sair, esta era nossa missão. Minha primeira impressão foi muito forte, porque quando cheguei lá embaixo, me abraçaram, me felicitaram e eu também, porque a única coisa que eu queria era chegar lá embaixo e vê-los bem", explicou González. Segundo ele, a mina não contava com os elementos básicos para um trabalho seguro.

O bombeiro Pedro Riveros enfatizou que o Corpo de Chañaral é o único que conta com a área de resgate mineiro subterrâneo e disse que o Chile precisa diversificar os padrões de treinamento em todas as áreas mineiras do país.

"O Corpo de Bombeiros Chañaral tem o único centro nacional de resgate mineiro subterrâneo no Chile, nós com um esforço próprio do corpo e com muito pouco investimento dos anos anteriores desde o Estado até a academia nacional (...) mas acredito que isso é um ícone, que deveria fazer parte de um país como o nosso", disse Riveros.

Outros socorristas:

- Sargento 2° da Armada, Roberto Ríos

- Cabo 1º da Armada, Patricio Robledo

- Cabo 1º e membro do GOPE, Patricio Sepúlveda

- Chefe da equipe de resgate, Ovidio Rodríguez Nuñez, engenheiro em minas

- Andrés Molina Loyola com 23 anos de experiência

- Óscar Arenas Galindo com 23 anos de experiência

- Pedro Jara Sáez com 22 anos de experiência

- Williams Saintar Trujillo com 20 anos de experiência

- Jorge Bustamante Ramírez com 21 anos de experiência

- Jaime Castro Molina com 21 anos de experiência

- Jorge Olivera Landaur com 22 anos de experiência

- Ausgusto Vilchez Zamora com 11 anos de experiência

- Eladio Cortés Díaz com 7 anos de experiência

- Juan Díaz Gutiérrez instrutor de resgate de bombeiros

- Sargento 2º, enfermeiro naval, Cristián Bugueño Olivares, com 15 anos de experiência

Fonte: Terra