Mineiros vão servir de inspiração para filmes

Incrível história dos 33 operários chama a atenção de empresários e artistas multimídia.

Quem pensou que a incrível história dos mineiros no Chile tinha acabado pode se preparar para encontrá-los nas telas do cinema, na televisão e, até mesmo, no videogame. A jornada dos 33 que ficaram presos em uma jazida por 69 dias inspira diversos artistas multimídia e atrai olhares ambiciosos de empresários da comunicação.

Antes mesmo do resgate final nesta quarta-feira (13), o Grupo Antena 3 Films, da Espanha, e a colombiana Dynamo Factory anunciaram que estão produzindo um filme para TV chamado Los 33 de San José (Os 33 de San José, em tradução livre).

O chileno Rodrigo Ortúzar será o responsável pela direção do projeto, que será uma mistura de ficção com imagens já gravadas pelas emissoras de TV do país e por sua equipe no deserto do Atacama, onde fica a jazida.

- É uma grande história para se contar. Minha ideia é focar no soterramento e, ao mesmo tempo, no renascimento dos mineiros quando eles voltarem à superfície.

Familiares dos mineiros anunciaram que já receberam diversas propostas de emissoras e jornais que pagariam milhares de dólares por seus testemunhos. Além disso, editoras manifestaram interesse em adquirir os direitos autorais do diário que Víctor Segovia manteve durante o confinamento.

Corre ainda um boato de que o ator espanhol Javier Barden seria o escolhido de Hollywood para protagonizar outro filme sobre os mineiros. Segundo a revista especializada em cinema Cinequo, produtores de Los Angeles aceleram para obter os primeiros relatos dos chilenos e, claro, embarcar num possível filme com forte apelo popular.

Empresa chilena cria videogame inspirado no resgate

O resgate histórico dos 33 mineiros foi a inspiração para o game Los 33, El Juego (Os 33, O Jogo, em tradução livre), no qual o jogador deve girar uma polia que abaixa a cápsula Fênix 2, semelhante à utilizada para trazer os mineiros para a superfície e resgatar um por um.

O jogo, simples, foi lançado na internet, e o número de visitas no site superou 9.000 pessoas em menos de uma hora e meia, de acordo com o jornal chileno La Tercera.

O criador do jogo Felipe León contou que a ideia não era desenvolver algo complicado.

- Cheguei a ter ideias para tornar o game mais sofisticado como, por exemplo, se você demorasse demais para trazer o mineiro, os parentes iriam se irritar com você. Mas desisti.

Escritor chileno adverte mineiros sobre "inferno do espetáculo"

O escritor chileno Hernán Rivera Letelier alertou os homens resgatados sobre "o espetáculo e o alienante inferno dos sets de televisão".

- É certo que sobreviveram a essa longa temporada no inferno, mas no final das contas era um inferno conhecido. O que vai acontecer com eles agora, companheiros, é um inferno completamente inexplorado.

Em uma coluna no jornal mexicano El Mercurio, o autor de Santa María de las Flores Negras recomendou que os 33 homens "se aferrem" a suas famílias como "se aferraram à cápsula que os tirou do buraco".

Fonte: R7, www.r7.com