Movimento incentiva mulheres a não usarem absorvente e deixarem o fluxo menstrual correr

Movimento incentiva mulheres a não usarem absorvente e deixarem o fluxo menstrual correr

O ciclo menstrual de uma mulher não deve ser considerado algo impuro

Um novo movimento feminino conhecido tanto por OperationFreebleeding quanto por Free Bleeding, defende a ideia de que as mulheres deveriam, ao invés de usar absorvente, deixar o fluxo menstrual correr livremente pelo seu corpo, manchando suas roupas e coxas.

Essa nova "tendência" consiste em duas ideias: primeiro, o ciclo menstrual de uma mulher não deve ser considerado algo impuro ou "não natural", e certamente não deva ser algo a ser escondido. Em segundo lugar, elas acreditam que produtos de higiene feminina são invenções feitas pelos homens para promover a ideia de que as mulheres estão vivendo em um mundo governado por eles.

Estas duas razões levaram algumas mulheres a tomar uma posição contra o uso de produtos que absorvem o fluxo mesntrual e segundo elas, é uma forma de opressão. Ao deixá-lo correr livremente, elas acreditam que essa é a melhor maneira para lidar com os seus períodos menstruais.

O que antes era apenas uma proposta de um grupo de adolescentes que compartilhavam suas opniões têm influenciado cada vez mais feministas.

O objetivo maior do ativismo menstrual é acabar com a ideia de que a menstruação é apenas um suplício mensal e transformá-la em um privilégio feminino.

Fonte: Vírgula