Mulher que ficou deformada após ataque feito pelo ex-marido recebe novo rosto em transplante

Mulher que ficou deformada após ataque feito pelo ex-marido recebe novo rosto em transplante

Ele jogou soda cáustica no rosto dela e lançou um produto industrial que queimou 80% de seu corpo.

O Brigham and Women?s Hospital, de Boston, um dos principais dos Estados Unidos, mostrou nesta quarta-feira o transplante de rosto realizado em Carmen Blandin Tarleton, de 44 anos, que teve o rosto deformado após ser atacada pelo seu ex-marido.

Em junho de 2007, Carmen, de 44 anos, então enfermeira e moradora da cidade de Thetford, no estado de Vermont, foi atacada por seu ex-marido, Herbert Rodgers, com quem havia se casado em 2001 e de quem havia se separado em janeiro de 2007. Sem nenhum prévio histórico de violência entre os dois, Rodgers entrou na casa de Carmen, a espancou com um taco de baisebol, jogou soda cáustica no rosto dela e lançou um produto industrial que queimou 80% de seu corpo.

Após o ataque, ela foi removida para o Brigham and Women?s Hospital e colocada em coma induzido. Em três meses, ela passou por 38 cirurgias ? e mais 17 nos cinco anos seguintes, para recuperar parte de sua visão. Em 2011, ela foi aprovada para receber um transplante total de face. No mesmo ano, o hospital ficou conhecido por realizar o primeiro transplante total de rosto, em Dallas Wiens, eletrocutado quando pintava uma igreja.

Longa espera ? A espera por uma doadora durou 14 meses. Até que em fevereiro deste ano ela se tornou a sexta pessoa a passar por um transplante total de face nos Estados Unidos, ao receber o rosto de Cheryl Denelli-Righter, que morreu depois de sofrer um derrame. A filha de Cheryl, Miranda, esteve presente na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira pelo hospital, e mostrou uma foto de sua mãe.

Os primeiros dias depois do transplante ? a cirurgia durou 17 horas ? não transcorreram bem. O corpo de Carmen começou a rejeitar o rosto, mas um coquetel de medicamentos evitou que todo o esforço fosse em vão.

Recentemente Carmen lançou o livro Overcome ? Burned, Blinded and Blessed (Superação ? Queimada, Cegada e Abençoada), no qual conta sua história e diz ter perdoado seu ex-marido, que hoje está preso, sentenciado a mais de 30 anos de detenção.


Mulher que ficou deformada após ataque feito pelo ex-marido recebe novo rosto em transplante

Fonte: Veja