Na Espanha, Papa pede encontro entre fé e laicismo

Na Espanha, Papa pede encontro entre fé e laicismo

Milhares de pessoas aguardam celebração em Santiago de Compostela

O Papa Bento XVI chegou neste sábado (6) à cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, onde pediu um encontro entre a fé e o laicismo na Europa e não um enfrentamento, num momento em que nesse país há um forte choque entre fé e modernidade, segundo declarações feitas no avião antes de pousar.

Milhares de pessoas fizeram fila durante a noite para assegurar um bom lugar na Praça do Obradoiro, onde neste sábado o Papa visitará a catedral da cidade e oficiará uma missa, antes de viajar a Barcelona para, no domingo, consagrar a igreja da Sagrada Família.

Já em terra, o papa pediu que se "dê uma nova pujança às raízes cristãs da Espanha e da Europa".

Bento XVI recordou que seu antecessor, João Paulo II, em sua viagem a Santiago de Compostela em 1982, "exortou o Velho Continente a dar nova pujança a suas raízes cristãs".

Como ele, "também gostaria de convidar a Espanha e a Europa a edificar seu presente e a projetar seu futuro a partir da verdade autêntica do homem, da liberdade que respeita esta verdade e nunca a fere, e da justiça para todos, começando pelos mais pobres e desvalidos", afirmou.

"Uma Espanha e uma Europa não apenas preocupadas com as necessidades materiais dos homens, como também morais e sociais, espirituais e religiosas, porque só assim se trabalha eficaz, íntegra e fecundamente por seu bem", afirmou, em seu discurso em espanhol e galego.

Fonte: g1, www.g1.com.br