Noruega: Juiz decreta prisão provisória de atirador por 8 semanas

Homem assumiu ataques que mataram 93, mas não se declarou culpado.

Imagem reproduzida do jornal local "VG" mostra Anders Behring Breivik no tribunal nesta segunda (25) em Oslo. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O atirador que matou 93 pessoas na sexta-feira (25) na região de Oslo confessou os ataques em audiência nesta segunda-feira (25) diante de um tribunal norueguês.

Mas ele negou responsabilidade criminal sobre os atos, afirmando que sua intenção era "salvar a Europa Ocidental da invasão muçulmana" e também do marxismo.

O juiz responsável decretou sua prisão provisória por 8 semanas, em confinamento, sem jornais, visitas -exceto de seu advogado- ou correspondência, após uma audiência que durou pouco mais de 30 minutos. O objetivo, segundo o juiz, é permitir a investigação dos ataques praticados pelo homem, um norueguês de 32 anos com ideias de extrema-direita.

Diante do tribunal, Anders Behring Breivik disse que o objetivo do ataque era "mandar um forte sinal às pessoas", segundo o juiz.

Breivik também disse que o Partido Trabalhista, do governo, "traiu o país".

Os alvos dos ataques foram a sede do governo e um acampamento de férias da juventude do partido.

Sempre segundo o juiz, Breivik disse que atacou o acampamento, em uma ilha perto de Oslo, para "evitar futuros recrutamentos" de quadros para o Partido Trabalhista.

Ele disse que trabalhou com "duas outras células" na organização dos ataques. Mas o juiz não quis dar detalhes sobre quem seriam os supostos colaboradores. de Breivik.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES