Nova Zelândia: tentativas de resgate de mineiros seguem paralisadas

Nova Zelândia: tentativas de resgate de mineiros seguem paralisadas

Nenhum contato foi feito com os 29 trabalhadores presos desde sexta.

Os esforços para salvar os 29 mineiros presos em uma mina de carvão da Nova Zelândia estão paralisados pelo terceiro dia nesta segunda-feira (22). Autoridades temem que a mina possa explodir novamente; e parentes e amigos rezam por um milagre.

A espera para uma liberação para a entrada na mina não deve vir até terça-feira, segundo membros da equipe de resgate. pela primeira vez desde a explosão, na última sexta-feira, autoridades falaram abertamente sobre a possibilidade de que os mineiros estejam mortos. "Estamos nos preparando para a possível perda de vidas após o que ocorreu lá embaixo", disse o comandante Gary Knowles, que acrescentou que a polícia está tentando se manter otimista.

Nenhum contato com os trabalhadores foi feito desde a explosão na mina, cavada de maneira horizontal em uma montanha da costa oeste da ilha sul da Nova Zelândia. Pouco depois da explosão, dois mineiros conseguiram deixar o local e foram hospitalizados.

Especialistas disseram que é possível que os mineiros tenham encontrado um refúgio e estejam aguardando ajuda, mas não se sabe se há suprimentos de água e comida suficientes.

Espera-se que nas próximas 12 horas seja feito um novo exame de qualidade de ar para saber se é seguro entrar na mina.

Fonte: g1, www.g1.com.br