Novo naufrágio em ilha grega deixa 34 mortos, entre eles 4 bebês

68 foram resgatados com vida e outros 29 nadaram até uma praia.

Os cadáveres de outros seis migrantes foram encontrados neste domingo (13) na costa da Grécia, elevando para 34 o número de mortos no naufrágio de uma embarcação com cerca de 100 imigrantes e refugiados a leste da ilha grega de Farmakonisi, no sul do mar Egeu, perto do litoral da Turquia.

Até as 12h do horário local, o número de vítimas era de 28. Mas a Guarda Costeira grega conseguiu resgatar mais seis mortos (um menino, quatro mulheres e um homem). Com isso, chegou a 15 o número de crianças mortas no naufrágio: quatro bebês e onze crianças (cinco meninas e seis meninos).

A operação foi iniciada após a Guarda-Costeira grega receber um alerta de auxílio. Depois de ser avisada, resgatou do mar 68 pessoas. Outras 29 conseguiram chegar nadando à praia de Farmakonisi.

Esse é o terceiro naufrágio com mortos durante o fim de semana. No sábado (12), uma embarcação com quatro menores e um adulto desapareceram após uma embarcação de plástico ter virado nas proximidades de Samos. Os trabalhos de busca para encontrá-lo ainda não deram nenhum resultado.

A Organização Internacional para as Migrações indicou que mais de 430 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo com destino à Europa durante o ano, e contabilizou em 2.748 os que morreram ou desapareceram nesta tentativa. Deste total, cerca de 310 mil chegaram à Grécia, que ficou sobrecarregada.

Fonte: Com informações do G1