Número de mortos em naufrágio na Coreia do Sul passa dos 120

Segundo Guarda Costeira, 121 pessoas morreram e 181 são procuradas. Passageiros eram na maioria estudantes; balsa virou na noite de terça (15).

Sinalizadores iluminam o mar enquanto embarcações da Guarda Costeira sul-coreana buscam desaparecidos no naufrágio de balsa em Jindo, na noite de terça-feira | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mortos confirmados após o naufrágio de uma balsa na costa da Coreia do Sul chega a 121, informou a Guarda Costeira do país nesta terça-feira (22), segundo informações da rede de TV americana CNN. A embarcação Sewol virou e afundou na terça-feira (15) à noite, pelo horário de Brasília.

De acordo com a emissora americana CNN, a Guarda Costeira sul-coreana confirmou que 121 corpos foram encontrados e 181 pessoas continuam desaparecidas. Até agora, há apenas 174 sobreviventes resgatados e identificados, mas havia 476 pessoas a bordo (339 deles eram estudantes e professores em uma excursão de colégio no feriado).

Também nesta terça-feira, foi informado que o primeiro pedido de socorro vindo da balsa partiu de um menino com voz trêmula, 3 minutos depois de a embarcação fazer a curva final. O garoto ligou para o número de emergência da Coreia do Sul, que o transferiu para os bombeiros, que por sua vez acionaram a Guarda Costeira, 2 minutos depois. A esse chamado, seguiram-se outros 20 telefonemas ao serviço de emergência feitos por crianças a bordo, segundo relato de um bombeiro à agência de notícias Reuters.

O menino que fez o primeiro contato, de sobrenome Choi, está entre os desaparecidos. Segundo relato de um bombeiro ao canal de TV MBC, a voz dele tremia e transmitia urgência. "Salvem-nos! Estamos em um barco e acho que ele está afundando", disse o garoto, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O bombeiro pediu, então, que o menino passasse o telefone ao capitão, e ele respondeu: "Você quer dizer "professor"?". A confusão ocorreu porque, em coreano, as palavras "capitão" e "professor" têm pronúncia semelhante.

A balsa naufragou no trajeto entre a localidade portuária de Incheon e a ilha turística de Jeju.

O capitão da balsa, Lee Joon-seok, de 69 anos, e outros tripulantes foram detidos sob suspeita de negligência. Além disso, a família proprietária da embarcação está sendo investigada por possíveis irregularidades financeiras.

Durante o naufrágio, os tripulantes orientaram os passageiros a não se moverem, o que a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse na segunda-feira (21) ter sido o equivalente a um "ato de homicídio".

Como é habitual na hierárquica cultura sul-coreana, muitos dos estudantes não questionaram os mais velhos e acabaram pagando com sua vida pela obediência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES