Obama admite ter falhado em mostrar conquistas de seu governo

Muitos críticios já vinham apontando para o fato de que Obama não estava conseguindo convencer os americanos.

O presidente americano, Barack Obama, reconheceu nesta sexta-feira que não conseguiu mostrar aos americanos os avanços alcançados por sua administração, três dias depois da amarga derrota para os republicanos nas eleições legislativas de meio de mandato, nas quais seu partido perdeu a maioria na Casa dos Representantes.

"Estávamos tão ocupados e focados em fazer um monte de coisas que paramos de prestar atenção ao fato de que liderar não significa apenas legislar, é também uma questão de persuadir as pessoas", disse Obama em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS. "Não fomos sempre bem sucedidos neste aspecto", destacou.

"Assumo pessoalmente a responsabilidade por isto, e é algo que tenho que examinar com cuidado à medida que sigo em frente". Obama já havia admitido o retumbante fracasso de seu partido nestas eleições, mas disse recusar-se a enxergar o resultado como um repúdio a sua agenda doméstica de reformas, culpando a impaciência dos americanos diante da lenta recuperação econômica do país.

Muitos críticios já vinham apontando para o fato de que Obama não estava conseguindo convencer os americanos de suas conquistas legislativas, como a histórica reforma do sistema da saúde, e que os democratas corriam o risco de sofrer nas urnas devido à inabilidade do governo de vender os aspectos positivos de sua atuação.

Falando à CBS, Obama reconheceu que faz parte de seu trabalho como presidente dos americanos "dar a eles confiança e uni-los, dar o tom, explicar as coisas de modo que as pessoas entendam".

Fonte: Terra