Obama apresenta novas propostas para classe média

Plano será apresentado em meio a uma mudança retórica de Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai apresentar nesta segunda-feira um pacote de iniciativas voltadas a famílias de classe média, incluindo a expansão do crédito tributário para assistência infantil e medidas de apoio para a aposentadoria.

O plano será apresentado em meio a uma mudança retórica de Obama, que tem prometido lutar pela classe média e ser mais duro em relação a Wall Street. Há um ano no poder, Obama e o Partido Democrata assistem a uma erosão do apoio popular entre os norte-americanos de classe média.

Na semana passada, a frustração com o desemprego a 10 por cento e o receio com a reforma do sistema de saúde abriram caminho para uma derrota surpreendente dos democratas na disputa por uma cadeira no Senado por Massachussets.

Perto das 15h (horário de Brasília), o presidente norte-americano vai anunciar as linhas gerais do crédito para assistência infantil e outras medidas que também serão abordadas no discurso sobre o Estado da União, na quarta-feira.

Veja a seguir algumas das propostas:

* Companhias que não oferecem planos de previdência deverão cadastrar seus funcionários em contas de depósito direto para a aposentadoria, a menos que empregados optem pelo contrário.

* Aumento do crédito tributário para poupança previdenciária, incluindo famílias que ganham até 85 mil dólares.

* Aumento da taxa de crédito tributário para assistência infantil de 20 para 35 por cento para famílias com renda até 85 mil dólares. Famílias que ganham até 115 mil dólares também passariam a ter alguma dedução de impostos.

Fonte: Terra, www.terra.com.br