Obama diz que avião tinha explosivo e vê ameaça real de terror

Obama diz que avião tinha explosivo e vê ameaça real de terror

"Quero informar ao povo americano de uma ameaça terrorista no país", disse Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que os pacotes suspeitos encontrados em aviões de carga em Dubai e Grã-Bretanha "continham aparentemente explosivos" e constituem "uma ameaça terrorista real", com alvo nas "instituições judaicas" dos EUA. Obama convocou uma entrevista coletiva para esclarecer o assunto no salão de imprensa da Casa Branca, em Washington.

"Quero informar ao povo americano de uma ameaça terrorista no país", disse Obama sobre os pacotes interceptados em aviões de carga provenientes do Iêmen e com destino a Chicago. Segundo ele, os EUA estão determinados a "destruir" a rede terrorista Al-Qaeda no Iêmen.

Um avião de passageiros procedente de Dubai pousou nesta sexta-feira no aeroporto Kennedy de Nova York escoltado por dois caças americanos F-15, como medida de precaução, anunciaram as autoridades dos EUA.

O avião da companhia aérea Emirates aterrissou sem problemas às 15h36 local (17h36 de Brasília) no aeroporto de Nova York, segundo imagens transmitidas ao vivo por redes de televisão americanas.

A operação de escolta ocorreu após inspeções de aviões de carga em Newark (Nova Jersey) e Filadélfia (Pensilvânia), como parte de medidas de segurança adotadas após a identificação de pacotes suspeitos procedentes do Iêmen e destinados aos Estados Unidos em aviões de carga na Grã-Bretanha e em Dubai. Depois do alerta, as autoridades americanas passaram a investigar aviões com destino aos EUA que transportavam pacotes procedentes do Iêmen.

Fonte: Terra, www.terra.com.br