Barack Obama diz que maconha não é mais perigosa que álcool ou tabaco

Obama opinou que a legalização da maconha não é uma “panacéia”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente americano, Barack Obama, acredita que a maconha não é mais perigosa que o tabaco ou o álcool, embora não considere que a legalização seja uma "panacéia" que resolva todos os problemas, afirmou em entrevista à revista "New Yorker" publicada neste domingo.

"Como ficou bem documentado, fumei maconha quando jovem e eu a vejo como um mau hábito e um vício não muito diferente dos cigarros que fumei durante minha juventude e em grande parte da minha vida adulta. Não acho que (fumar maconha) seja mais perigoso que o álcool", explicou Obama. Mesmo assim, o presidente americano disse que fumar maconha não é algo que encoraje: "Disse a minhas filhas que é uma má ideia, uma perda de tempo e não muito saudável".

Para o presidente americano o principal problema do consumo de maconha nos Estados Unidos são as desproporcionais penas e a maneira que elas afetam com mais dureza as minorias e as pessoas pobres.

"Não deveríamos jogar na prisão jovens ou indivíduos por longos períodos de tempo por consumir (maconha) quando os que estão escrevendo essas leis fizeram provavelmente o mesmo", ponderou Obama na entrevista, realizada no fim de novembro.

Neste sentido, considerou que as leis estaduais, como a do Estado do Colorado, que despenaliza o consumo privado de maconha, devem avançar para acabar com a injusta situação em que grandes partes da sociedade violam a proibição e "só uns poucos são castigados".

No entanto, Obama opinou que a legalização da maconha não é uma "panacéia" já que a questão é muito mais complexa, como pode se ver em casos como os dos Estados do Colorado e Washington.

Para o presidente dos Estados Unidos, o grande problema é definir onde pôr o limite à permisividade com as drogas, quando outros narcóticos mais pesados continuam provocando "um profundo prejuízo e custo social", como a cocaína e as anfetaminas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES