Obama é preferido por 69% dos eleitores hispânicos, diz pesquisa

A pesquisa confirma que mais de dois terços dos latinos votará na reeleição de Obama.


Obama é preferido por 69% dos eleitores hispânicos

Sessenta e nove por cento dos eleitores hispânicos registrados vão votar no presidente Barack Obama, contra 21% para seu adversário republicano Mitt Romney, mas se mostram menos motivados de ir às urnas do que outros grupos étnicos, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Pew Hispanic.

A pesquisa confirma que mais de dois terços dos latinos, a primeira maioria do país, votará na reeleição de Obama, uma tendência que se manteve constante em inúmeras pesquisas nos últimos meses.

De fato, a atual proporção é maior do que a alcançada em 2008 por Obama frente ao então candidato republicano John McCain, 67% contra 31%, destacou o Pew Hispanic.

Os hispânicos registrados para votar aumentaram para 23,7 milhões (11% do eleitorado), quatro milhões a mais que em 2008.

Entre eles, 77% dizem estar "absolutamente seguros" de votar em novembro, abaixo da média de 89% entre todos os eleitores americanos registrados.

Os hispânicos se mostram otimistas quanto aos rumos do país: 45% acham que está bem encaminhado (36% em 2011), frente a apenas 28% do eleitoral geral. E também majoritariamente (73%) acham que suas finanças vão melhorar no próximo ano.

A pesquisa foi feita com 1.765 latinos de 7 de setembro a 4 de outubro, com uma margem de erro de 3,2%.

Fonte: G1