Obama realiza visita surpresa para assinar acordo no Afeganistão

Obama realiza visita surpresa para assinar acordo no Afeganistão

A viagem a Cabul foi a princípio mantida em segredo por medida de segurança

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Afeganistão em uma visita não anunciada nesta terça-feira (1º) para assinar um acordo estabelecendo as futuras relações dos EUA com o país.

A viagem a Cabul, a princípio mantida em segredo por medida de segurança, ocorre no primeiro aniversário da morte do fundador da al-Qaeda, Osama bin Laden. Ele foi morto em 1º de maio de 2011 em Abbottabad, no vizinho Paquistão.

Obama deve fazer um discurso televisionado para os Estados Unidos ainda nesta terça-feira.

O acordo de parceria estratégica entre EUA e Afeganistão estabelecerá condições para que os Estados Unidos se mantenham presentes no país mesmo após 2014, que é o prazo estabelecido para a retirada da maior parte das tropas de combate da Otan.

Fontes oficiais informaram que os Estados Unidos vão designar o Afeganistão como país aliado fora da Otan, a primeira decisão do tipo desde que Obama chegou ao governo. As mesmas fontes afirmaram à Reuters que o presidente não vai tomar decisões específicas sobre a retirada de forças americanas do Afeganistão até pelo menos setembro de 2012.

Fonte: G1