OSCE perde contato com segunda equipe de observadores na Ucrânia

Esta equipe "é constituída de 11 membros da Missão especial de observação que viajavam em três veículos.


OSCE perde contato com 2ª equipe observadores na Ucrânia

A organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) anunciou nesta quarta-feira que perdeu, por algumas horas, o contato com um grupo de observadores na zona de conflito no leste ucraniano, perto de Donetsk. Esse é o segundo grupo que perde o contato em 24 horas.

"Até o meio-dia de hoje (quarta-feira), a missão especial de observação na Ucrânia perdeu contato com alguns membros de sua equipe perto de Donetsk.

"A equipe estava no oeste de Donetsk, e se dirigia a Dnipropetrovsk quando perdeu contato", informou a organização em um comunicado.

"Por volta das 19h00 (13h00 no horário de Brasília), o contato foi restabelecido quando o grupo retornava para Donetsk", declarou a organização.

Esta equipe "é constituída de 11 membros da Missão especial de observação que viajavam em três veículos. Os observadores foram parados em uma barreira em Marinka", indicou a OSCE.

Trata-se de dois búlgaros, um austríaco, um holandês, um finlandês, um italiano, um norueguês, um polonês, um russo, um eslovaco e um americano.

"Nós prosseguimos com nossos esforços e utilizamos contatos no terreno. O governo ucraniano, assim como as autoridades regionais, foram informados da situação", ressalta o comunicado.

Sobre a primeira equipe de desaparecidos, o governo dinamarquês informou que seus membros foram detidos por separatistas pró-russos em um posto de controle. São eles um dinamarquês, um estoniano, um turco e um suíço.

Fonte: Terra