Ovos cozidos em urina são populares na China: Propriedades notáveis para a saúde?

Ovos cozidos em urina são populares na China: Propriedades notáveis para a saúde?

Bacias e baldes de urina de meninos são coletados dos sanitários das escolas primárias.

DONGYANG, China, 29 Mar (Reuters) - É final de tarde na cidade de Dongyang, no leste da China, e os pais ansiosos buscam seus filhos após um dia agitado na escola primária.

Mas é apenas o começo de uma hora movimentada para dezenas de vendedores de ovos em toda a cidade, na província litorânea de Zhejiang, que se preparam para fazer um lanche único e adorado pelos moradores locais.

Bacias e baldes de urina de meninos são coletados dos sanitários das escolas primárias. Trata-se do ingrediente chave na fabricação dos "ovos de meninos virgens", uma tradição local de molhar e cozinhar os ovos na urina dos meninos, de preferência com idade inferior a 10 anos.

Não há nenhuma boa explicação para o fato de precisar ser a urina dos meninos, apenas tem sido assim há séculos.

O cheiro desses ovos que estão sendo cozidos em panelas de urina é inconfundível para pessoas que passam pelos muitos ambulantes que vendem a iguaria em Dongyang, alegando que tem propriedades notáveis para a saúde.

"Se você comer isso, você não vai pegar uma insolação. Esses ovos cozidos na urina são deliciosos", disse Ge Yaohua, de 51 anos, dono de uma das mais populares barracas de venda de "ovos de meninos virgens".

"Eles são bons para sua saúde. Nossa família come os ovos em cada refeição. Em Dongyang, toda família gosta de comê-los."

Leva quase um dia inteiro para fazer esses ovos exclusivos, a começar por imergir e, em seguida, ferver ovos crus em um pote de urina. Depois disso, as cascas dos ovos cozidos são rachadas e eles continuam borbulhando na urina por horas.

Os vendedores precisam continuar derramando urina no pote e controlar o fogo para evitar que os ovos fiquem superaquecidos e cozidos demais.

Ge disse que faz a iguaria, popular devido ao sabor fresco e salgado, há mais de 20 anos. Cada ovo é vendido por 1,50 iuan (0,24 centavos de dólar), um pouco mais que o dobro do preço dos ovos regulares, que ele também vende.

Muitos moradores de Dongyang, jovens e velhos, disseram que acreditavam na tradição transmitida pelos seus antepassados de que os ovos reduzem o calor do corpo, promovem melhor circulação sanguínea e, no geral, revigoram o corpo.

"Ao comer os ovos, não teremos qualquer dor em nossas cinturas, pernas e articulações. Além disso, você terá mais energia quando você trabalhar", disse Li Yangzhen, de 59 anos, que comprou 20 ovos de Ge.

Os ovos não são comprados somente em barracas de rua. Os moradores locais também recolhem pessoalmente a urina dos meninos das escolas próximas para cozinhar a iguaria em suas casas.

A popularidade do produto levou o governo local a listar os "ovos de meninos virgens" como patrimônio cultural intangível.

Mas nem todo mundo é fã. Médicos especialistas chineses deram opiniões contraditórias sobre os benefícios para a saúde, com alguns alertando sobre as questões sanitárias que envolvem o uso de urina para cozinhar os ovos.

Alguns moradores também disseram que odiavam os ovos.

"Temos essa tradição em Dongyang de que esses ovos são bons para nossa saúde e que ajudariam a prevenir coisas como a obtenção de um resfriado", disse Wang Junxing, de 38 anos. "Eu não acredito em tudo, então eu não os como."

Fonte: Yahoo