Homem tem alta após transplante total de seu rosto

Homem tem alta após transplante total de seu rosto

Ele tinha rosto deformado desde que sofreu acidente, aos cinco anos.

O Hospital Vall d"Hebron de Barcelona deu alta e apresentou nesta segunda-feira (26), Oscar, o paciente que se submeteu a um transplante total de face. A operação foi liderada pelo médico espanhol Joan Barret e mobilizou trinta pessoas durante 22 horas em março. Oscar teve transplantada toda a pele e músculos de rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital.

Ainda de acordo com o hospital, foi a primeira cirurgia do gênero a ser realizada no mundo. Ele tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois que sofreu um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente. Barret disse que a parte mais difícil foi evitar que o organismo de Oscar rejeitasse o rosto implantado.

Ele afirmou que o pacidente deve demorar entre 12 e 18 meses para recuperar totalmente os movimentos do rosto. Ele já consegue falar, com dificuldade, há dois meses, e vem seguindo uma dieta baseada em líquidos e cremes. Durante a entrevista, Oscar agradeceu aos médicos, aos funcionários do hospital e à sua família.

Fonte: g1, www.g1.com.br