Papa convoca cardeais para debater casos de pedofilia

Volta dos anglicanos à Igreja também vai ser discutida.

O Papa Bento XVI vai reunir o colégio de cardeais da Igreja Católica em 19 de novembro para debater os casos de pedofilia no clero, anunciou o Vaticano em um comunicado nesta segunda-feira (8).

O encontro, uma "jornada de reflexão e oração", será coordenado pelo cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e também vai abordar a volta dos anglicanos à Igreja Católica.

Desde a publicação, em novembro de 2009, de um relatório que revelou centenas de casos de abusos sexuais contra crianças cometidos por eclesiásticos na região de Dublin (Irlanda) e que foram acobertados pela Igreja, o Papa enfrenta uma grave crise, amplificada por escândalos similares revelados em outros países.

A reunião, com a presença de 203 cardeais, acontecerá às vésperas de um consistório, quando 24 novos cardeais nomeados pelo Sumo Pontífice em 20 de outubro assumirão as funções.

Celebrado a portas fechadas, este consistório extraordinário permite ao Papa consultar os cardeais, responsáveis por assessorar o Pontífice na conduta cotidiana da Igreja, sobre questões graves, mas que ocorrem de maneira bastante comum, segundo o direito canônico.

Fonte: g1, www.g1.com.br