Papa Francisco define data de visita ao antecessor Bento 16: 23 de março

Bento 16 renunciou no último dia 28

Daqui a uma semana, o papa Francisco visitará seu antecessor Bento 16. A visita está agendada para o dia 23, no próximo sábado, em Castel Gandolfo ?que é a residência oficial dos papas e fica a cerca de 30 quilômetros de Roma. O papa emérito avisou que não ia participar das cerimônias nem missas envolvendo o sucessor e vem cumprindo o que se determinou. Bento 16 renunciou há 16 dias.

Bento 16 renunciou no último dia 28. Desde então até a eleição de Francisco, há três dias, ocorria o chamado Sé Vacante (período sem papa). Ao decidir pela renúncia, o papa emérito alegou problemas de saúde e idade avançada para renunciar. Atualmente ele mora em Castel Gandolfo, mas aguarda a conclusão das obras de reforma de um mosteiro no Vaticano para se mudar.

A previsão, segundo o Vaticano, é que Bento 16 mude para o mosteiro do Vaticano em 1º de abruil. Ele seguiu para Castel Gandolfo com alguns objetos pessoais e livros. Mas, segundo informações de religiosos, pretende retomar ao hábito de tocar piano à noite.

Nos três dias que se seguiram à eleição, o papa Francisco mencionou Bento 16. Ao se dirigir aos fiéis, no dia 13, ele citou o papa emérito. Depois, em mais duas ocasiões, Francisco elogiou a humildade e a sabedoria de Bento 16.

Fonte: UOL